Como Proteger Sua Saúde Mental Após Perder o Emprego Durante a Pandemia

 

Perder o emprego não é uma sensação divertida. Vamos ser honestos. Isso o faz começar a questionar seu valor e suas capacidades de muitas maneiras.

Muitos sentimentos surgem depois de ser involuntariamente mandado embora – raiva, decepção, ansiedade e solidão, especialmente durante os tempos em que estamos devido à pandemia.

Eu não acho que se fala o suficiente – como perder um emprego pode ter efeitos prejudiciais sobre a saúde mental das pessoas.

Este não é apenas o tipo de sentimento casual “ah, estou triste por ter perdido o emprego”.

Pelo que está acontecendo este ano, tantas pessoas perderam o emprego em um dos tempos mais incertos para todo o país.

Portanto, isso só aumenta o estresse diário de trazer dinheiro, pagar aluguel, pagar contas, etc.

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Photo by Eric Ward on Unsplash

Para qualquer pessoa que esteja lutando contra o desemprego, ou talvez você recentemente tenha se libertado e esteja sentindo todas as emoções negativas, estou escrevendo isto para que você saiba que não está sozinho nisso.

Embora possa parecer que você está perdendo o rumo e dando 100 passos para trás, essa é uma perspectiva que você alcançou com base em uma circunstância temporária.

Você vai ficar bem, eu prometo. Você não é uma decepção ou um fracasso. Ser demitido de seu emprego não é contra sua ética ou inteligência de trabalho.

É tão difícil lembrar disso às vezes, especialmente quando você ouve essas palavras, “vamos ter que te dispensar”, o que pode levar a uma espiral descendente em seu saúde mental se você não tiver cuidado.

Então, aqui estão quatro maneiras de salvar nossa saúde mental depois de perder um emprego, especialmente durante este ano incrível.

1. Reserve de três a quatro dias para si mesmo.

Depois de perder o emprego, a principal prioridade (pelo menos o que penso ser a principal prioridade) é: seguir em frente na busca pela próxima oportunidade. Se você é alguém que consegue voltar para um novo trabalho e não precisa de pausas, então vá em frente!

Mas acho que muitos de nós precisaríamos de pelo menos três a quatro dias para nos concentrarmos novamente. É exatamente assim que eu sou; depois de perder meu emprego no início deste ano, senti essa pressão inegável de ir para a próxima entrevista, próximo pedido de emprego.

Eu realmente não tinha tempo para mim e realmente acho que é por isso que não fiquei no meu segundo emprego por muito tempo. Minha saúde mental estava dando um mergulho.

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Photo by Paola Chaaya on Unsplash

2. Encontre uma saída criativa.

Eu realmente acredito que o blog salvou minha vida de várias maneiras. Posso ficar quieto aqui por uma semana a um mês, mas de alguma forma sempre acabo voltando. O blog tem sido uma saída criativa para mim nos últimos quatro a cinco anos, porque me ajudou a dar sentido aos meus pensamentos e colocá-los por escrito, onde outras pessoas podem ler e se relacionar também.

É muito gratificante. Portanto, encontre sua saída criativa – algo que você pode fazer e continuar fazendo, apesar de perder um emprego.

3 – Reflita sobre todas as experiências boas e ruins que você teve.

Apenas uma dica rápida; quando você realmente reflete, algumas das experiências que você apresenta podem acabar com seu currículo. Eu sei, para mim, foi difícil refletir sobre uma experiência de trabalho anterior em que fui dispensado.

Esta não é uma etapa em que você deva se culpar. Em vez disso, anote as habilidades que você pode levar com você para sua próxima oportunidade enquanto também disseca e corrige as habilidades que você pode melhorar.

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Photo by Patrick Schneider on Unsplash

4. Lentamente, volte à rotina.

Eu pessoalmente percebi que, quando estou de volta à rotina, minha mente está melhor. Não, isso não significa que estou pulando da cama e cumprindo tudo o que está na minha lista, mas pelo menos não estou abatido.

Tenho a mente mais clara para poder começar a revisar meu currículo, atualizar meu LinkedIn ou fazer uma lista dos lugares que gostaria de começar a me candidatar.

Eu realmente acredito que nossas mentes podem ser um lugar perigoso se não cuidarmos delas. Então, cuide de sua saúde mental uma prioridade antes de mais nada.

Sim, isso pode significar deixar seus aplicativos de lado por um ou dois dias, mas prometo que você se agradecerá com o tempo.

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